Heranças e geleia de jabuticaba… tudo de bom!

 

Uma das melhores heranças que meu pai nos deixou foi uma casa cheia de árvores frutiferas… e acredito que estamos aproveitando bem elas!

Inclusive, o pé de jabuticaba estava dando seus primeiros frutos, lá fui eu colher e aí me deu um click: que tal uma geleia dessas gracinhas? Eis que surgiu a dita cuja!

Usei as que tinha, não pesei, mas no final sei que deu uns 200-300 ml de suco depois da cozida, usei uma xícara e meia de açucar magro, ficou beeem doce, mas gostei dela assim, pois misturada com um iogurte natural fica uma delicia! Ela fica beeem ácida.

Vamos as fotinhos e o passo-a-passo…

DSC05248

DSC05249

DSC05250

DSC05245DSC05246DSC05252DSC05255DSC05257DSC05258DSC05264DSC05265

Bom, não segui exatamente o que dizia o livro, que digamos, não deixa de ser uma herança deixada pelo meu pai também, pois ele dava livros e mais livros bacanas pra minha mãe de culinárias e afins…

Para obter o suco, lavei as frutas, tirei os talinhos, cortei no meio e amassei as frutinhas, fervi elas (com tudo, casca e sementes) pos uns 15 minutos pra ela liberar o suquinho e o sabor. Passei no coador, espremendo bem pra sair todo suquinho, voltei com o suco pra panela.

Então, pra acelerar o processo, usei o produtinho que auxilia no preparo de geleia, o 4 minutos, da Arriver, usei uma colher de sobremesa beeem rasinha do saquinho, acho que poderia ter usado menos, mas mesmo assim ficou uma beleza.

Usei uma xícara e meia de açucar MAGRO, fiz tudo conforme as instruções da embalagem do preparo pra geleia.

Fervi os vidros, conforme umas das fotos pra desinfetar o vidro para o caso de não usar a geleia tão cedo, mas como sei que vou devorar ela pois ficou ótima, de repente, nem precise desinfetar, apenas use um vidro limpo!

Era isso, to indo lá comer ela com meu iogurte natural que ando fazendo, esse outro dia eu explico!

bjus!!!!

17 comentários:

  1. Boa noite,
    minha linda!

    Ja te falei que qdo voce editar seu livro de receitas, estarei na fila para adquirir.

    Xerus

    ResponderExcluir
  2. Aqui também temos uma jabuticabeira, bem novinha, já deu alguns frutos mas esse ano ainda não deu nenhuma frutinha (será que devo me preocupar).

    Meu marido já fez um cheesa cake e postou no facebook, ficou uma delícia, vou postar no meu blog para dar uma olhada!

    A sua receita deve ter ficado uma delícia também!!!!

    BJocas

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma coisa a dizer: é o quê? Vc faz iogurte? hahahahaha...
    E tenho mais outra coisa: largue de palhaçada, rapaz! E coloque logo a receita do iogurte aqui!! Cada uma!! hehehehe...
    Agora na seriedade (se isso fosse possível!): árvore é tudo de bom, né? Tá aí uma coisa que eu tenho muita vontade de fazer quando tiver a minha casa: plantar árvores! Acho muito bacana! É uma herança maravilhosa! Faz a gente lembrar da pessoa sempre, seja porque a árvore deu sombra ou porque deu frutos! Se der os dois então... maravilha! Isso sim é herança!!
    Fuuuuuuui! Excelente semana! (coloque a receita aqui do iogurte, viu? hehehehe...)
    Beijos e Queijos

    ResponderExcluir
  4. Sammy! Eu já estava de olho nessa geleia desde o Facebook...hehe...Achei isso tão Sul do Brasil, fazer compota! Me lembra a Alemanha!! Chique demaaaaais!!! =)

    Iogurte com geleia é uma delícia, deve ficar parecendo uma sobremesa do Mc Donald's que eu comi uma vez!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sammy,
    Essa realmente é uma boa herança, um quintal cheio de frutas, no meu só tem abacate e goiaba, infelizmente nem sou fã dessas frutas, mas ta valendo né?
    Boa semana linda
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. que delícia deve ter fikadooooooo

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Nhamy nhamy! Que delícia deve ter ficado! Pode me dar um potinho de amigo secreto rsrsrrs beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii

    Nossa que cara boa essa geleia, mais a chata aqui não come, tem um ´pé imenso na frente da casa da minha mãe, eu adorava colher, mais comer nunca gostei....

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. ai q ue delícia de geleia, eu morei numa casa q tinha um pé de jaboticaba e eu vivia agoando ela pra ficar bem carregada de frutos, ai q ue saudade...
    Iris

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus que garota prendada.
    Eu amaria ter arvores frutiferas, qd era criança morava numa casa, que tinha jaboticaba, carambola, mamao, ameixa, limao e outras e atras tinha uma casa COM TODAS AS FRUTAS POSSIVEIS, era uma festa, hoje nesta mesma casa tem um mercado e na casa que eu morava nao tem mais nenhuma arvore, triste né.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Amo jabuticaba,não tem coisa melhor no mundo do que sentar no sofá e ir comendo...comendo hauhauah!
    Deve ter ficado uma delícia e volta logo pra me ensinar o iogurte!!!
    Bjosss...comecei dieta nova hoje!

    http://nacasadapimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Boa Noite
    Que maravilhaaaa
    Amo geleias
    As de frutas mais escuras sao as mais gostosas
    Bj no coracao
    Otima semana

    ResponderExcluir
  13. Oi Sammy! Olha só, esses dias me lembrei de ti e resolvi vir aqui te dar uma sugestão. Eu adoro o site vegano da chubbyvegan.net, é uma paulista estudante de Gastronomia eu acho. Enfim, no blog dela ela posta tipo uma seção chamada "Eu que fiz". Isso consiste em que as pessoas mandarem fotos da receita que fizeram (e aprenderam no blog dela)e seus dados e ela posta no blog. Eu mesmo quero tentar fazer um monte de receitas que tu posta por aqui, hehe. É legal que incentiva as outras blogueiras a experimentar novas receitas e ver que não é tão difícil quanto parece... e, claro, tuas receitas sempre são bem lights, ou seja, ajuda na RA da galere! HAHAHAH
    Enfim, é só uma ideia!
    Beijos , boa terça!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sammy, achei você via Elaine Gaspareto e estou adorando! Inspiradoras as suas fotos do processo de emagrecimento e saúde. E tem até receita de geléia light, ou seja, não precisa deixar o gostinho doce tão de lado assim, heim? Abraços e parabéns, Pat

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente? Nunca tinha ouvido falar dn geléia de jabuticaba, tipo nunca pensei nisso, hehe. E deve ter ficado uma delíciaaa :)

    ResponderExcluir
  16. trouxe jabuticaba de minha chácara e vou fazer só não sei onde acho esse 4 minutos
    bjks

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

paginador