De que cor é o Cálcio?

Garanto que a primeira coisa que veio na cabeça de vocês foi a cor branca, do leite, do queijo...
 
 
 
Que nada, minha filha, o calcio é verdinho! Tá aí uma coisa que ninguém poderia imaginar: a couve dá mais calcio pra gente do que o leite de vaca!
 
E pior que adoro couve refogada! por mim, comeria todo dia! Na real, até tento comer todo dia, mas como nem sempre tem lá em casa, tem dias que não como. Gosto de colocar uma col ou duas de farofa pra ficar um pouco mais soltinha, com arroz e feijão é a refeição perfeita pra mim!
 
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 1.000 miligramas de cálcio todos os dias, enquanto que a dose diária recomendada na América do Norte e nos países desenvolvidos, onde as pessoas comem proteína com alto teor de sal é de 1000 a 1300 miligramas por dia.

Aqui está uma lista com alguns dos alimentos que contém mais cálcio:

Couve 1 xícara (cozida): 385 mg
 Suco de laranja fortificado (1 copo): 350 mg
 Figos secos (10 média): 269 mg
 Tofu (1/2 xícara): 258 mg
 Feijão branco cozido (1 xícara): 161 mg
 Mostarda (1 xícara – cozida): 150 mg
 Kale (1 xícara cozida): 94 mg
 Grão de bico (1 xícara – cozid0): 80 mg
 Passas (2/3 de xícara): 80 mg
 
 
 
Viram? consultem a tabela TACO e tirem a prova do que eu estou dizendo!
 
Veja uma comparação rápida sobre onde conseguir o Cálcio, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):
Em cada 100g destes alimentos, você encontra:
Leite de vaca: 123mg
Rúcula crua: 117mg
Brócolis cru: 86mg
Coentro cru: 784mg
Couve crua: 131mg
Couve refogada: 177mg
 
Muitas verduras e legumes de cor verde-escura são riquíssimos em Cálcio, e com uma vantagem muito importante: se você optar por ingerir Cálcio de fontes vegetais, vai ficar livre de toda a gordura saturada presente nos alimentos de origem animal.
 
Viram só? Por acaso há a possibilidade de vegetarianos ficarem assim taaaaaao carentes de calcio? Acho que não né?
 
E outra coisa, muitos países onde as pessoas consomem muito leite possuem mais casos de pessoas com osteoposore do que nos países que nem chegam perto dos laticínios... pois então, né?
 
Achei tudo isso enquanto pesquisava sobre calcio, e fiquei feliz de que vários alimentos que costumo usar possuem boas quantidades de calcio!
 
E viva a couve! \o/\o/\o/
 
Fontes:

6 comentários:

  1. Essa eu já sabia! Eu não sou muito chegada em leite mas amo couve, então melhor ainda!
    beijos

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  2. Quem diria, nunca imaginei que a couve tivessa mais calcio que o leite.

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  3. Adorei a dica, meu pai vive brigando comigo que eu não tomo leite. Vou falar pra ele que o meu brocolis e minha couve tem o que eu preciso!

    Um abraço!

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  4. Sammy, sempre com posts úteis! Adoro!

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  5. Sammy!!! Estou sumida, eu sei! Abandonei a magreza e a blogsfera ligth durante um tempo, mas agora estou de volta!

    Meninaaa... adoro couve e ultimamente leite não tem sido meu favorito. Fiquei feliz com a notícia!

    bjs

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  6. menina fiquei passada kkkkkkkkkk não sabiaa ehehehe

    bjus florr

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