Gelato vegano de chocolate

Esses dias fiz um sorvete luxo aqui em casa, maaaas... não tirei foto e esqueci completamente de postar a receita aqui O.o... e mesmo que eu queira, o sorvetinho acabou! Uma menina me pediu a receita hoje e só agora me toquei que não havia postado ela aqui, que vergonha!!!!
 
Antes tarde do que nunca!
 
A receita, pra variar vem desse blog aqui http://papacapimveg.com/2011/05/05/intenso-cremoso-delicioso-e-saudavel/, se querem ver o aspecto do gelato, tem uma foto lá! Não vou abusar demais e "roubar" a foto do blog, já basta copiar a receita hehehe
 
 Segue a receita:
 
3/4x de castanha de caju (crua*), de molho por 8 horas

1 1/2x de água

4x de banana congelada em rodelas

4 tâmaras

3cs de cacau em pó de ótima qualidade (usei da garoto)

2cc extrato natural de baunilha

2cs de rum (usei a essencia)

Escorra as castanhas e triture no liquidificador com a água até elas se dissolverem completamente. Dependendo da potência do seu liquidificador vai levar de 30 segundos a alguns minutos então seja paciente. Esfregue um pouco do líquido entre os dedos: quando não sentir mais grânulos está pronto. Reserve (deixe o leite dentro do liquidificador) (ou seja, você acaba de fazer leite de castanhas!). Remova os caroços das tâmaras e pique-as grosseiramente. Despeje as tâmaras picadas e o resto dos ingredientes no liquidificador (junto com o leite de castanhas) e triture até ficar homogêneo. Você vai precisar desligar o liquidificador algumas vezes e mexer tudo com uma espátula, empurrando o gelato na direção das hélices. A mistura deve ficar com aparência de sorvete mole e não deve ter nenhum pedacinho de banana inteiro. Transfira o gelato pra um recipiente de plástico com tampa e coloque no congelador. Quando estiver quase completamente congelado, despeje pedaços do gelato no liquidificador e triture novamente, pra quebrar os cristais de gelo. Mais uma vez você precisará desligar o motor algumas vezes e empurrar a mistura com uma espátula na direção das hélices. Despeje o gelato no recipiente de plástico e coloque de volta no congelador até ficar firme o suficiente pra servir. Esse gelato é super cremoso se servido poucas horas depois de ter sido preparado, mas pode ser conservado no congelador durante alguns dias (deixe alguns minutos em temperatura ambiente antes de servir). Esqueci de medir, mas acho que rende aproximadamente 1l.

*quando se diz cruas quer dizer que não podem ser torradas e salgadas!
 
Espero que façam  e curtam a receita! Se experimentarem, compartilhem comigo, mandem email pra participar da sessão "eu que fiz!" conforme instruções na barra lateral do blog.
 
Bjuuuus!

2 comentários:

  1. hummm pela receita parece ser muito bom

    mais nao tenho muito dons na cozinha

    beijos

    e bom final de semana

    www.metirademim.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando vi o que ia na receita achei que poderia ficar meio estranho mas daí olhei a foto no blog que vc indicou e me pareceu gostoso... Não vou fazer porque achei meio trabalhoso (preguiça define....)...
    Beijox

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!