Empadão de espinafre


Detesto a iluminação da minha cozinha por não permitir tirar boas fotos, mas eu tento mostrar… hehehe
Então, fiz esse empadão e adorei o jeito que a massa ficou, sabe por quê? adoro massa assim meio abatumada, que enche a boca!
Uma coisa que já reparei é que essas tortas e afins sempre ficam boas no dia seguinte, por que será?
Eu acho que é por conta do preparo… enquanto tu prepara, tu fica envolvida nos ingredientes e meio que perde a fome, mas no outro dia tu estás esfomeada e devora tudo e acha sempre mais gostoso… acho que, pelo menos comigo, é assim Smiley de boca aberta.
A minha torta ficou com bastante massa, mas eu gosto assim! se quiser, pode deixar ela mais fininha. Isso vai do gosto pessoal!
A receita veio daqui: http://www.menuvegano.com.br/article/show/187/empadao-de-espinafre

DSC03686DSC03687

Ingredientes
200g de gordura de palma gelada ou Manteiga NaVEGação VegVida
1/2 xícara de leite de aveia. Não utilize outro!
1 colher (sopa) óleo vegetal
1 colher (sobremesa) lecitina de soja em emulsão
1 colher (chá) sal
1 colher (café) fermento em pó
Aprox. 350g farinha de trigo branca
Recheio de Espinafre
2 maços de espinafre já cozido, espremido e picado; ou 350g de espinafre congelado
2 dentes de alho
Noz moscada ralada à gosto
Sal a gosto
Óleo ou azeite
2 xícaras de leite de castanha de caju NÃO COADO
Leite de aveia
1 xícara (chá) aveia em flocos
3 xícaras (chá) água morna
Leite de castanha de caju
3 ou 4 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de amêndoas cruas (com ou sem pele) – ou Castanhas do Pará, ou Castanha de Caju, ou Nozes

Instruções de preparo
Massa:
Misture o leite de aveia, óleo, sal, fermento e lecitina de soja. Acrescente a gordura de palma gelada cortada em quadradinhos, coloque metade da farinha e comece a trabalhar a massa com a ponta dos dedos, colocando mais farinha até soltar completamente das mãos.
Deixe descansar por 15 minutos em geladeira, coberta.
Para torta, divida em duas metades. Abra a primeira com rolo, em uma superfície bem enfarinhada, para forrar fundo e laterais de uma forma de fundo removível de uns 20cm (ou outra forma). Para transferir a massa da superfície para a forma coloque mais farinha por cima e use o rolo, enrolando a massa, colocando sobre a forma e desenrolando. Coloque o recheio (utilize apenas recheios completamente frios e sem excesso de água!) e use a outra metade da massa para fazer a tampa e/ou elementos de decoração.
Caso esteja fazendo torta doce com recheio que não deve ser assado, forre a forma, fure com um garfo em toda a extensão, asse e deixe esfriar antes de rechear.
Pincele (para tortas salgadas, com a mistura de 2 partes de catchup, 1 de shoyu, 1 de melado e 5 de água; para tortas doces, com melado ou goiabada) e asse em forno a 200ºC até dourar a superfície e cozinhar completamente.
Recheio:
Refogue em um pouco de óleo ou azeite o alho bem picado, até começar a dourar. Acrescente o espinafre, sal e noz moscada. Acrescente o leite de castanha de caju e mexa até engrossar.
Deixe esfriar completamente antes de utilizar na torta.
Leite de aveia:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo. Espere um minuto e bata novamente. Coe em peneira fina para obter o leite (caso vá utilizar em massas como bolo ou pão, não é necessário coar). Aproveite o resíduo como base de patês ou para enriquecer biscoitos.
Leite de castanha de caju:
Se possível, deixe as amêndoas (ou castanhas, ou nozes) de molho de um dia para o outro e despreza a água (mas não é necessário, apenas melhora a absorção de nutrientes).  No liquidificador coloque a amêndoa e bata com a água. Passe aos poucos pela peneira fina, espremendo bem o resíduo. Guarde o leite em geladeira por até 3 dias.
O resíduo pode ser utilizado como patê ou, seco, utilizado como farinha/farelo ou mesmo com base para emulsões do tipo maionese.
Para um leite vegetal concentrado, utilize 2 xícaras de água e bata por um minuto a mais.


Já te inscreveu no desafio? bora lá! http://desafiomaislevedoquenunca.blogspot.com.br/p/inscreva-se.html

4 comentários:

  1. UHuuuuuuuuuul.. Eu já me inscrevi!
    :)
    Vamos que vamos pro desafio.
    EU AMO espinafre, e estou louca pra fazer essa torta. Não sei se o meu marido vai morrer de amores, maaas.. quem liga pra isso??
    kkkk
    Beijcas!

    ResponderExcluir
  2. HUmmmm adoreiii a receita!!
    Gosto com a massa mais grossinha tbm =)

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. adoro qquer torta, salgado, quiche e por ai vai..rs.. parabéns pela habilidade na cozinha..rs. bjokas lindeza e uma ótima quinta

    ResponderExcluir
  4. Bah, tô há horas querendo fazer uma torta... Quem sabe nesse final de semana sai :)
    Bjss

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!