Omelete de grão de bico

 

Essa receita virou sensação no mundo vegano, o povo só fala dele!

DSC03715

A criação da receita foi da Sra Papacapim, a Sandra, aqui no link tem a receita original: http://papacapimveg.com/2013/02/08/a-euforia-do-omelete-vegano/

Bom, quais foram minhas adaptações? Inventei de colocar os talos do espinafre que usei para a torta de espinafre (em breve aqui), não sei porque diabos não quis colocar na tal torta, guardei eles e usei aqui, coloquei na massa.

Mas como os talos, acredito eu, perderam um pouco de liquido, acabou deixando a massa meio molenga, os dois primeiros omeletes se desmancharam todo e foram um desastre!

Mas, coloquei um pouco de farinha neles e ficou bom!

DSC03714

A receita rendeu muito, mas muito bem! Coloquei um omelete em 4 marmitas e ainda me matei comendo sábado de noite dessa maravilha e ainda no almoço fiz mais pra família!

A massa pode guardar na geladeira e ir fazendo durante a semana.

Gente, essa é uma receita que vale a pena!

Bom, vou colocar a descrição da receita abaixo, vai que o link aí em cima dá pau e nem eu acho mais a receita? hehehehe…

1x de grão de bico cru (seco), de molho por 12 horas ou mais

4cs de aveia em flocos

3 dentes de alho

1/4cc de cúrcuma

Uma pitada de ervas finas desidratadas

1cc cheia de fermento

Sal e pimenta do reino a gosto

1 cebola, picadinha

Um punhado de salsinha, picada

Azeite

Recheio (opcional)

Espinafre refogado com alho e cebola, temperado com sal e pimenta do reino + tomates secos

Escorra o grão de bico demolhado e bata com 2x de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros. Junte a aveia, o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal (usei 1cc rasa) e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos.  Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem, prove (grão de bico cru tem um sabor desagradável, então não se assuste), corrija o sal e reserve. Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme (não precisa exagerar). Despeje um pouco da mistura de grão de bico no centro da frigideira e use uma colher pra espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca. Minha frigideira é bem grande e uso uma concha e meia de massa pra cada omelete. Adapte a quantidade de massa ao tamanho da sua frigideira. O omelete deve ficar relativamente fino, porém mais espesso que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira e, consequentemente, do seu omelete). Quando a superfície estiver seca, o omelete parecer firme e as bordas ligeiramente douradas, está na hora de virar (cuidado: se você tentar virar cedo demais ele vai se partir).

Espalhe um fio de azeite sobre o omelete e use uma espátula de metal fina pra virar (talvez você precise fazer movimentos curtos de vai-e-vem pra descolar). Deixe cozinhar do outro lado (ainda em fogo médio-baixo), descoberto, por mais 5-6 minutos. Seu omelete deve ficar bem dourado dos dois lados, mas não crocante, então fique de olho: se ele parecer muito pálido, aumente o fogo, se estiver queimando, diminua.

Com um pouco de prática você saberá exatamente qual temperatura e tempo de cozimento funcionam pra você e sua frigideira. Coloque agora o recheio pronto em uma das metades e dobre o omelete, como mostram as fotos. Sirva imediatamente. Se estiver fazendo mais de um, mantenha os omeletes prontos (recheados ou não) no forno baixíssimo, coberto (com papel alumínio ou, como faço aqui em casa, entre duas travessas) pra não ressecar. Essa receita rende 5 omeletes grandes. Se não quiser fazer todos os omeletes de uma vez, guarde o resto da massa em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.

Bjuuuuuus!

6 comentários:

  1. ai que essa receita realmente me surpreendeu.. adoro grão de bico..rs.. e vc viu ke chegaram os presentes né.. to pimpona ainda.. usando tudo ao mesmo tempo agora.. so nao comecei com as caps ainda..r.s.. bjokas lindeza e muuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada de novo .. amei grandão

    ResponderExcluir
  2. hummm parece uma delicia
    qualquer hora me atrevo a fazer

    nao sou boa cozinheira kkkk

    boa semana

    www.metirademim.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Deu até a coincidência de eu ter comprado grão de bico na sexta! :)

    ResponderExcluir
  4. O que eu mais gosto do grão-de-bico é justamente morder ele, parece que ele explode um pouco na boca kkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em saber que meu omelete está fazendo sucesso na sua cozinha:-)

    ResponderExcluir
  6. Ei Sammy. Muito obrigada pela receita. Vou testá-la com a adaptação que você sugeriu. Estranho é que apesar de saber que o grão de bico é um excelente alimento, ainda não tenho costume de consumi-lo. Depois eu conto se ficou bom. Abraços.

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!