Açúcar e adoçante: não sei o que é pior para a saúde!



Eu estou pesquisando a respeito dos males que alguns alimentos podem causar no nosso corpo, não apenas no emagrecimento, mas na saúde como um todo.

Isso é fato que as pessoas hoje em dia sabem que o açúcar é um bandido bem medonho... são calorias totalmente vazias e sem graça que desregulam tudo que podem.

Bom, nunca vi alguém falar bem do açúcar, a não ser pra dizer que doce é bom, de resto... só más qualidades!

Então, camaradas, partindo do principio que ele é um vilão sem-vergonha e fazendo uma breve pesquisa pela internet, vi muitas coisas contra esse inimigo branco.

Tentarei resumir um pouco do que achei! No final do post, todas as fontes consultadas!

Segundo o site da Embrapa,  na década de 1930, o consumo médio anual de açúcar era de 15 quilos por habitante. Já nos anos 1940, esse número aumentou para 22. Na década de 1950, o consumo passou a ser de 30 quilos por pessoa, passando para 32 nos anos 1960. Em 1970, a média era de 40 quilos e, em 1990, esse índice estabilizou-se em 50 quilos por habitante. Pra que tanto açúcar, meu Deus?

Você pode achar muito açúcar, mas não é apenas o açúcar que você coloca no café, no leite ou naquele bolinho, mas também o açúcar presente nos industrializados! Olhe a embalagem, preste atenção: veja em que posição o açúcar aparece na lista de ingredientes... O que vem primeiro é o que está em maior quantidade na receita, e o último o que tem em menor quantidade... Se assuste se ver ver o açúcar entre os primeiros!

Esse post do blog Papacapim me fez refletir muito a respeito do açúcar... e foi o que motivou vir aqui falar a respeito.

Muitas pesquisas falam que o consumo de açúcar está ligado com doenças como diabetes, câncer e problemas cardíacos além da obesidade. Além do risco de engordar, há ainda outro ponto que reforça a necessidade de moderação no consumo de açúcar. A ausência de nutrientes e fibras faz com que ele seja digerido quase que instantaneamente, o que provoca uma rápida elevação nos níveis de glicemia e otimiza o depósito de gordura nas células.

Há pesquisas que dizem que  pessoas engordam, por exemplo, porque o açúcar é um inibidor natural da leptina, o hormônio através do qual o estômago diz ao corpo que “já está bom, pode parar de comer”. Algo como uma trava natural.

O açúcar é uma droga, vicia, por isso sempre queremos mais e mais, tão logo consumimos já queremos comer algo açucarado de novo. Se quiser controlar o consumo de açúcar, tente ir diminuindo aos poucos, e fique atento aos industrializados que possuem açúcar escondido!

Quer algo doce? Coma frutas secas, melado (rico em ferro), frutas ao natural, elas possuem a frutose, é açúcar, mas ele vai entrar de mansinho, com calma, junto com fibras e vitaminas e não fará mal para sua saúde!

Aí a pessoa vai lá feliz que vai tirar o açúcar da sua vida e troca o açúcar do café pelo... adoçante!

Senta que a história continua....

Se o corpo se bagunça todo com o açúcar, imagine com substancias estranhas como essas dos adoçantes artificiais. E como os adoçantes enganam a gente, dizendo que está consumindo açúcar, eleva-se a insulina, ou seja, o corpo sabe que o sabor doce significa que lá vem bastante açúcar, fica esperando e... nada! Aí a pessoa pode sentir mais fome, mais desejo de comer... Há quem diga que o estudo é bobagem, mas faz muito sentido. Eu já reparei que comigo é o que acontece!

Há estudos que pedem moderação nesses adoçantes, pois  comprovaram que em excesso pode fazer mal... Se estavam preocupados com o excesso deles, acho que é porque a moderação pode trazer riscos também.

Tudo que é artificial o corpo não reconhece, não sabe metabolizar, e fica intoxicado. Sobre industrializados, farei outro post em outra ocasião.

Bora se cuidar gente?

Tirar o açúcar da rotina para mim é fácil, faz tempo que não faço uso dele. Mas o adoçante e cia... ainda quero eliminar.

Vocês são muito viciadinhos em açúcar? Me conta! :D

Fonte:
http://www.papacapimveg.com/2013/03/27/retire-o-acucar-do-seu-dia-a-dia/
http://corpoacorpo.uol.com.br/edicoes/239/artigo113915-1.asp
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/acucar-faz-tao-mal-quanto-alcool-e-cigarro-defende-artigo-da-nature.html
http://blog.jasminealimentos.com/brasileiro-come-muito-acucar-e-gordura/
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_109_22122006154841.html
http://veja.abril.com.br/300806/p_088.html
http://hypescience.com/conheca-os-perigos-do-acucar/

11 comentários:

  1. Oi, excelente post, tbm tenho a mesma preocupação com relação a açúcar e adoçantes, consumo açúcar, mas procuro moderar.
    Não faço uso de adoçantes, não gosto do sabor e tem vários estudos que dizem que podem trazer sérios riscos a saúde.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O açúcar amarelo ou moscavado é o que faz menos mal, é o que eu uso.

    ResponderExcluir
  3. Olá! seu post veio a calhar! estou lendo o "Livro negro do Açúcar" e ele reforça tudo que você disse!

    Adorei seu blog!
    Tô seguindo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. então é assim.. eu sou viciada em doce.. paranóica... loucalouquinha... então pra não voltar a ser um balão..rs..durante a semana vou de adoçante.. final de semana vou de açucar...rs.. pq vamos combinar que NÃO É A MESMA COISA..rs.. bjokas lindona

    ResponderExcluir
  5. A pergunta q não quer calar é: #comofaz com meu café preto de todo dia?
    Ontem um colega aqui do hospital tava me contando que é alérgico a açúcar artificial, que tomou um café com adoçante por engano e fez edema de glote! Quamurreu de verdade :O
    Que horror, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amore, foi muito legal este post.
    A minha filha tem 5 anos, e NUNCA coloquei açúcar em suas vitaminas, que é adocicada apenas com o açúcar das frutas que utilizo.
    Hoje, ela não gosta de bala, pirulito, doces, etc..
    Não despertei nela o desejo pelo doce.
    A guerra contra o açúcar começa desde bebe.
    Temos que aprender a escolher o tipo de açúcar.

    Beijos

    http://gastroplastiaonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sammy!!
    Então, açúcar é algo que consumo o mínimo possível.
    Em casa, 1 kilo de açúcar dura em média 3 meses ou mais!
    Faço uso do adoçante líquido, mas como só utilizo no café, uso bem pouco também.
    No café do marido, quando eu adoço, coloco açúcar. Quando ele adoça, coloca adoçante pq é mais prático.
    Como uso faz mais de 15 anos, não sinto diferença no sabor. Sinto sim, quando tomo café com açúcar em outros lugares.
    Acho que os dois não são bons, mas no caso do adoçante, não sinto necessidade de comer mais doce ou outra coisa depois do uso e acho que isso varia de pessoa pra pessoa.
    Tentei mudar o comum (aspartame) pelo stévia e sucralose. Mas não gostei. Stévia tem um gosto horrível e o sucralose é preciso usar muita quantidade pra chegar no ponto que eu gosto. Resolvi manter o aspartame mesmo, até pq uso em média 8 gotas pra um café, rsrs.
    Tentei abolir um tempo, tomando café com leite sem adoçar. Até que dá pra tomar. Já o café puro... sem condições. Mas é algo que pretendo diminuir, até ficar sem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. To adocando so com agave, baixo indice glicemico. E e uma delicia, apesar de caro. Aqui pago R$6.00 (+-) por 666 gramas. Quanto custa ai em media. Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Dificil, hein Sammy! Tbm evito o açúcar a todo custo, mas abrir mão do adoçante ainda não consigo. Talvez reduzir o consumo... Vou tentar!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Acho que é bem por aí mesmo, quando uso adoçante fico com muuuuita vontade de comer doce!!! Atualmente não estou usando nenhum dos dois e estou indo bem....difícil é resistir aos doces na TPM...rsrrssr

    Beijinhos
    Marina
    recuperandoaautoestima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Comprei sementes de stévia e as cultivo. Deixo secar e uso em tudo que faço.

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!