Queijo de mandioca (ou macaxeira ou aipim, depende de onde você mora!)



Não tirei foto dele derretido, mas te juro: é um trem cremoso e gostoso! Sim, ele fica muito parecido com a textura do queijo quando derrete e só pode ser consumido quando é aquecido, se não, é ruim mesmo!

Eu congelei alguns "discos" desse queijo no freezer, é bom para aquele momento "preciso de queijo-puxa se não eu morro", e como são porções pequenas, não interfere muito na dieta, poucos propontos ou calorias.

Ainda não calculei o valor de calorias ou propontos da porção dele, mas quero fazer a receita de  novo e calcular direitinho, por enquanto estou chutando bem alto!

Bora para a receita? Peguei do Menu Vegano

Ingredientes
• 3 xícaras de purê de macaxeira
• 1 xícara de polvilho azedo
• 1 xícara de polvilho doce
• 2 xícaras de água
• 1/2 xícara de azeite (usei 1/4)
• Orégano e outras ervas a gosto
• 1 cl. chá de sal

Instruções de preparo
Cozinha a mandioca até ficar bem mole... eu usei uma que tinha cozida e congelada e ficou bom e nem estava muito mole! Pode aproveitar a água do cozimento para misturar, acho que ajuda a dar liga!

Bata tudo no liquidificador.

Leve a mistura ao fogo médio por aproximadamente 5 minutos, de forma que a pasta torne-se um pouco mais consistente, não aguarde a fervura intensa. Eu não consegui aguentar aquecer tanto ele, pois o trem vai endurecendo!

Despeje a mistura em um recipiente quadrado (ou não, faça como quiser) para tomar um formato de queijo. Há quem desinforme ele, eu não... o meu sempre fica meio cremoso e não há cristo que deixe ele no formato quadradinho hehehe...

Obs.: O ideal é que este queijo seja utilizado em receitas onde ainda possa ser aquecido mais  - como pizzas sanduíches quentes - para que adquira a consistência elástica do queijo comum.

Obs.2: O uso de suco de limão, mostarda, pimentas e outras ervas fica ao critério de quem cozinha.
Bjuuuuus!

8 comentários:

  1. Bahhh, salivei agora :O
    Tenho um polvilho lá, acho q azedo, não tenho doce.. providenciarei :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ei Sammy! Quando fizer alguma receita com esse queijo coloca a foto pra gente ver.

    Já sabia que existia esse "mandioqueijo", mas ouvi dizer que tinha tanta gordura que não me interessei em provar, mas pelo jeito não é tão gorduroso, ne!?

    Fica com o gostinho de queijo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Sammy! Acho melhor tu não calcular as calorias...se é gostoso, aproveita!Eu já li sobre isto em algum blog, mas ela industrializado-mandiokeijo-acho que era o nome... Beijão

    ResponderExcluir
  4. O problema do Mandioquijo é o preço, pois eu paguei R$ 12,00 em 200gr de queijo. Com a receita acima, esse valor daria para fazer uns 4 quilos de queijo.... hahahahahah Afinal, estamos no brasil... ®.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o mandioqueijo, mesmocustando 12 reais os 200 gramnas de pó, rende bastante também depois de pronto. Ainda descobrirei o que eles usam para dar aquele cheiro de queijo hehehe

      Excluir
    2. Existe um aroma artificial de queijo, deve ser isso. Já vi vendendo nesses depósitos de doce

      Excluir
  5. O problema do Mandioquijo é o preço, pois eu paguei R$ 12,00 em 200gr de queijo. Com a receita acima, esse valor daria para fazer uns 4 quilos de queijo.... hahahahahah Afinal, estamos no brasil... ®.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii parabénss!! pelo espaço. Gostaria de saber se pode substituir o aipim por mandioquinha? Gratidão

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!