Como substituir o açúcar?




Antes de mais nada, antes que me chamem de radical e tudo mais, joga no goolge "males do açúcar", nem precisa passar muito trabalho para pesquisar a respeito de seus males, deixe eu que mesma faça a pesquisa para você, clica AQUI (e apenas aguarde)...

Desde o post a respeito do açúcar, venho pensando em alternativas e idéias para substituir o dito cujo.
Nos próprios comentários daquele post, peguei algumas ideias bem bacanas.

Por mais que eu queira eliminar ele da minha vida, alguma coisa, alguma receita sentirá falta dele. Mas já estou encontrando algumas alternativas dentro das coisas que eu gosto.

Para bolo, já fiz com melado e com bananas bem maduras, que exigiram uma menor quantidade de melado. Melado é caro? Eu compro em Gravataí numa loja de produtos naturais uma garrafa de um litro, não dá 8 reais 10 reais e é um melado bem bom. Para bolo, dá para usar uvas passas, ameixas secas... tudo é docinho!

A Gaucha Tri Legal falou de um xarope de agave, no mercado publico de Porto Alegre ele estava custando em um banca uns 20 reais um pote de 250 gramas. Achei caro, mas quero ainda um dia desses comprar (quando eu tiver mais t$mpo), mas por enquanto, me contento com melado hehehe.





Já vi bolos feitos com melado, que é tipo mel, porém é da cana. Rico em ferro, esse sim é um "açúcar" que vale a pena! Nada de calorias vazias, é só alegria! E adoça beeeem doce! Uma colher de sopa dele tem um proponto e ele faz a alegria do meu pão com tofu.

Talvez o maior desafio para mim seria abandonar o adoçante do café... Mas venho com boas notícias: consegui me livrar dele! Tomo meu café preto sem adoçante ou açúcar, só com canela!

Sabe duma coisa que pode adoçar muitas receitas? Tâmaras! Já fiz sorvete com elas, sobremesas e já teve algumas vezes que eu acabei deixando algumas coisas doces demais com elas... quando estou afim de um doce, como umas 3 tâmaras e passa! Ah! Uvas passas ajudam! São docinhas e deliciosas! Cheias de fibras, vitaminas...

Um GRANDE exemplo de alguém que vive muito bem sem açúcar é a Sandra do Papacapim (http://www.papacapimveg.com/). No Blog dela, na aba "receitas" tem muitos e muitos bolos sem açúcar, sobremesas... tudo que use o minimo de açúcar possível ou nada de açúcar.

Achei esse bolo também que é sem açúcar, http://paneladamaria.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-cacau-castanhas-maca-e-uvas.html

Retirar o açúcar da minha vida tão cedo não conseguirei, claro, pois muita coisa nessa vida leva açúcar duma maneira brutal (que a gente tenta evitar ou pelo menos come só um pedacinho). Mas queria inventar alguns bolos e cia sem açúcar, porém docinhos.

Tenho um colega que era uma formiga, mas faz uns 5 anos que ele não poe nada de açúcar na boca, só frutas... Se ele vive bem sem, por que eu não conseguiria viver sem (ou pelo menos apenas numa quantidade BEM razoável)? Foi por influencia dele que larguei o adoçante do café e hoje sou feliz!

Sei que é contraditório tirar o açúcar da alimentação enquanto se toma soy protein, faz uso de vez em quando de leites de soja industrializados, mas prefiro pensar assim: quanto mais coisas conseguimos tirar, melhor!

E aí, vocês tentam evitar o dito cujo?


10 comentários:

  1. Por falar em Mercado Público, como estão as coisas por lá? a maioria das bancas já está funcionando normal?
    gosto tanto dos damascos secos de lá =P
    Vamos marcar um encontro lightchê lá no MP para marcar a volta do nosso mercado!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Melado é maravilhoso, na pipoca então que perdição. Eu tenho o açucar mascavo, substituo o branco por ele em tudo. Minha nutri disse que é melhor que adoçante..Não pesquisei nada sobre ele..hehe
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha riscado o açúcar, usava praticamente adoçante, mas tbém sei que não é natural, agora estou trocando pelo açúcar mascavo, no leite com cacau coloco só canela. e substitui.. mas tem umas receitinhas q não ajudam...

    ResponderExcluir
  4. em casa só entra de açucar mesmo o ke vem na cesta básica e ainda assim sobra..rs.. mas vou dar uma espiada la no papa capim ke me pareceu mto interessante..rs.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  5. Eu uso no café e em receitas mesmo, mas assim, comprei um pacote daquele fit faz 2 meses, e não tá na metade, isso q o negócio é de meio kg... Mas os industrializados estão aí, né? Cheiinhos dela!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. eu evito o maximo,mais no cafe puro eu tenho que colocar um pouquinho,n consigo com adoçante.. mais de resto eu uso adoçante pra tudo!! Bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu tirei no que pude...mas consumo ainda no fim de semana quando a vontade do doce impera ! Mas eu tambem me contento em comer castanhas do para...nozes, uvas passas, damascos... vou provar as tamaras !!! Beijossss !

    ResponderExcluir
  8. Numa receita que vai 1 xícara de açúcar e quero trocar por mel, quanto deve colocar de mel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que seja tudo equivalente... uma xic de açucar pode ser trocado por uma de mel, mas tem qeu ver como fica na questão de sabor, pois o mel tem um sabor forte (assim como o melado). Acho que o negócio é experimentar e ir se "calibrando". bjus!

      Excluir
  9. Meu namorado tem Lyme, uma doença originária dos EUA, e por causa dela ele não pode comer açúcar em hipótese alguma, existem algumas substancias nos EUA que substituem, ele não consome açúcar já há um bom tempo.

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

paginador