Acho que faz um mês que não coloco químicos no café...

 
"Ah mas colocam sei lá o que no café, e é químico"... O post não vai entrar nesse detalhe, tá bom, crianças? Falo de outros químicos...
Pois então, acho que deve fazer um mês que não consumo mais café com açúcar ou adoçantes, minha banana amassada com alguma farinha não leva mais essas gotinhas envenenadas...
Eu não escolhi tomar café amargo por querer ser radical na minha dieta, no meu veganismo, por obrigação... Eu preciso dizer que eu ADORO café sem açúcar/adoçantes! Sabe quando a gente diz: quem dera se o café tivesse o mesmo gosto do cheiro... Gente, prove café sem açúcar! É ruim de começo, mas depois acostuma! Sério, ele até é meio doce, gente eu sinto o doce do café!!!
Vi no Globo Rural do último domingo sobre como produtores brasileiros estão tentando melhorar a qualidade do café. E um degustador de cafés disse para fazer a seguinte experiência: ao coar o café, coe ele em 3 partes: coe 1/3 de água, depois em outra caneca coe outro 1/3 e em outra caneca coe o 1/3 restante. Agora prove cada um:
-> a primeira parte será ácida
-> a segunda será adocicada
-> na terceira parte, está a parte amarga da bebida
Caso queriam saber mais sobre essa reportagem, tem um resuminho AQUI e AQUI.
 
Vi uma cara de decepção de alguém esses dias (não citarei nomes) que fez cara de velório quando lembrou que não uso açúcar no café: ah é, tu não coloca açúcar no café... AFFFFFFFFFFE Maria! Por que isso incomoda tanto os outros? Gente eu tô feliz sem esse açúcar, eu juro!!!!
Pesquisando por aí, achei alguns beneficios e malefícios do café, confirmando que moderação é tudo nessa vida, minha gente... Acho que ando tomando no máximo umas 3 doses de café, mas preciso dizer que tem dias que exagero, preciso melhorar isso!
 
O café possui alguns nutrientes bem interessantes, e outras propriedade que dando uma pesquisada na internet se descobre. Mas, caso tenha problemas para dormir ou problemas de coração é bom prestar bastante atenção no consumo e cuidar para não exagerar na dose...
 
No geral, acho que tenho usado muito pouco açúcar, e quando uso alguma coisa parecida com ele (como, por exemplo, melado), tenho usado com moderação. Pois o melado, mesmo sendo açúcar puro, pelo menos tem ferro! Usando ele com alguma fonte de fibra ou algum outro alimento, ele entra devagar no nosso organismo, sem causar nenhuma algazarra e ainda nos dá alguma coisa em troca.
 
Acho que muita gente vai dizer: ahhh café dizem que faz mal por isso, por aquilo... Eu sei perfeitamente disso, mas há estudos que dizem o contrário, que com moderação ele pode ajudar bastante também, trazendo alguns beneficios... Mas e o açúcar? Eu duvido que tenham estudo defendendo um veneno desses...
Mas preciso dizer que, mesmo gostando muito do café assim, o primeiro gole é critico (acho que o choque do amargo dele dá um sustinho), mas o segundo... o café já fica bem melhor! Eu juro, não desistam!
Já li por aí algo assim: Existem 3 pós brancos que são um veneno para as pessoas: cocaína, sal e açúcar.
Poderia falar de alguns links e livros contra o açúcar que achei por aí, mas... o foco do post era o café e minha experiência com ele, então, preparem-se: estou lendo um livro-bomba sobre o açúcar (Sugar Blues), preparem-se para ficar com nojinho do açúcar...
Beijos!
Sammy tá se puxando...

Já viram que tem sorteio aqui no blog? NÃO!?! Clica AQUI e participa!
 

5 comentários:

  1. Bom dia!

    Só para comentar que também resolvi não usar mais adoçante no café, no começo é ruim, mas hoje realmente sinto ele doce!

    Um abração,
    Susana

    ResponderExcluir
  2. Oiê! Recentemente li o Livro Negro do açúcar... Já sabia que era ruim, mas o livro abriu meus olhos para outros fatores. Aboli o açúcar da minha vida, dou preferencia ao mel. E para receitas de bolo e etc uso adoçante culinário (stevia)..No mais não sinto falta! O paladar aprende a apreciar os outros sabores e esquecer do super doce ou do super salgado né?

    Beijão e parabéns por abolir esse veneno da vida!
    Ps: eu qse não tomo café...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Pior que é assim mesmo!
    eu tomo café sem açúcar pq gosto mesmo e todo mundo fica .
    Nossa que horror! Não sabem o mal que fazem !

    ResponderExcluir
  4. Sammy minha querida!
    Eu tomo café sem açúcar há anos, e quando fui provar pela primeira vez achei um absurdo, mas uma amiga minha que me ensinou disse que tomava sem açúcar quando comia chocolate e um dia ela trouxe chocolate pra eu provar, acabei gostando e aboli o açúcar do café e estou tentando diminuir em todo o resto. O problema que eu tomo muito tem dias que são 4 canecas de 250ml. Agora estou fazendo clareamento nos dentes e estou passando dias com muitas dores de cabeça pela ausência de cafeína, mas é preciso! beijão

    ResponderExcluir
  5. hahaha. eu sou dessas que faz cara feia, sem aquele docinho no café. Mas longe de mim te crucificar por isso. Gosto é gosto. Atualmente estou usando o café solúvel, não é exatamente a mesma coisa, mas estou gostando, afinal, é café. Bjs!!

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!