Cerveja caseira

Eis que o final de semana foi de grandes emoções! Tanto é que hoje estou caindo de sono da cadeira! hehehehe

Hoje trago apenas as fotos do meu final de semana, que foi quase sem preocupação nenhuma com dieta, mas cheio de coisas deliciosas!

Teve encontro com as lightchês! Almoço maravilhoso na casa da Mallu! Abaixo, eu estava cozinhando a cebola da torta que eu levei...

 
Depois do almoço, fui pro meu sítio... A mãe plantou um monte de hortênsias e eu já tô louca que elas comecem a florescer, e maridex deu uma arrumadinha nas plantas e árvores... e eu, fiquei tomando chimarrão! hehehe

A primavera, finalmente chegou...
 

Gosto do mato...
 E domingo fizemos cerveja! A receita era de uma Weiss, ou se preferir "no popular", cerveja de trigo.

Me disseram que fazer cerveja de trigo seria difícil, precisava de outros equipamentos e coisarada, sei lá... foi tão fácil, talvez porque eu seja mulher, e para quem não sabe, desde que o mundo é mundo, as mulheres é que dominam a arte da cerveja caseira... Homens estão aí de metidos... Pesquisem e vejam se estou mentindo! hehehehe....


moendo o malte de cevada e trigo... não reparem no pijama!

Chimarrão com lúpulo, só um pouquinho para dar o gostinho!

Fazendo a mostura...

De noite, degustando a primeira cerveja feita por esta moça!

Engraçado foi hoje de manhã, fui na garagem colocar comida pros esfomeados gatos e ouvi um barulho continuo... Pensei: tem gato tossindo e vomitando... Mas parece que é lá na rua...

Que nada... fui ver, era meu airlok lindo dizendo para mim: Tiaaaaa, a cerveja tá fermentando!!!!!


Dá para ver a bolha?!
A cerveja ficará pronta apenas daqui um mês mais ou menos, vai ainda fermentar por 5 dias, maturar mais 10 e depois irá para a geladeira e ficará por 15 dias maturando... AGUARDEM!

Hoje estou podre de cansada, imaginem passar o dia inteiro fora, passar a noite de sábado preparando as águas para a ceva (tem que ferver antes para tirar o cloro), e ainda preparar o circo todo, acordar cedo domingo e ficar das 10hrs até as 7hrs da noite nessa função toda... Cansa sim, mas para quem gosta "dessa função" acha tudo maravilhoso!

Prefiro comparar essa coisa de fazer cerveja com escalar uma montanha: cansa, dá trabalho chegar ao topo, mas a a vista deixa a gente tão empolgada que não vê a hora de subir de novo, mesmo sabendo do trabalho que dá!

Dieta foi bem capenga, comi, bebi, mas simbora recomeçar a semana!

Bjuuuuuus!

Como substituir o açúcar?




Antes de mais nada, antes que me chamem de radical e tudo mais, joga no goolge "males do açúcar", nem precisa passar muito trabalho para pesquisar a respeito de seus males, deixe eu que mesma faça a pesquisa para você, clica AQUI (e apenas aguarde)...

Desde o post a respeito do açúcar, venho pensando em alternativas e idéias para substituir o dito cujo.
Nos próprios comentários daquele post, peguei algumas ideias bem bacanas.

Por mais que eu queira eliminar ele da minha vida, alguma coisa, alguma receita sentirá falta dele. Mas já estou encontrando algumas alternativas dentro das coisas que eu gosto.

Para bolo, já fiz com melado e com bananas bem maduras, que exigiram uma menor quantidade de melado. Melado é caro? Eu compro em Gravataí numa loja de produtos naturais uma garrafa de um litro, não dá 8 reais 10 reais e é um melado bem bom. Para bolo, dá para usar uvas passas, ameixas secas... tudo é docinho!

A Gaucha Tri Legal falou de um xarope de agave, no mercado publico de Porto Alegre ele estava custando em um banca uns 20 reais um pote de 250 gramas. Achei caro, mas quero ainda um dia desses comprar (quando eu tiver mais t$mpo), mas por enquanto, me contento com melado hehehe.





Já vi bolos feitos com melado, que é tipo mel, porém é da cana. Rico em ferro, esse sim é um "açúcar" que vale a pena! Nada de calorias vazias, é só alegria! E adoça beeeem doce! Uma colher de sopa dele tem um proponto e ele faz a alegria do meu pão com tofu.

Talvez o maior desafio para mim seria abandonar o adoçante do café... Mas venho com boas notícias: consegui me livrar dele! Tomo meu café preto sem adoçante ou açúcar, só com canela!

Sabe duma coisa que pode adoçar muitas receitas? Tâmaras! Já fiz sorvete com elas, sobremesas e já teve algumas vezes que eu acabei deixando algumas coisas doces demais com elas... quando estou afim de um doce, como umas 3 tâmaras e passa! Ah! Uvas passas ajudam! São docinhas e deliciosas! Cheias de fibras, vitaminas...

Um GRANDE exemplo de alguém que vive muito bem sem açúcar é a Sandra do Papacapim (http://www.papacapimveg.com/). No Blog dela, na aba "receitas" tem muitos e muitos bolos sem açúcar, sobremesas... tudo que use o minimo de açúcar possível ou nada de açúcar.

Achei esse bolo também que é sem açúcar, http://paneladamaria.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-cacau-castanhas-maca-e-uvas.html

Retirar o açúcar da minha vida tão cedo não conseguirei, claro, pois muita coisa nessa vida leva açúcar duma maneira brutal (que a gente tenta evitar ou pelo menos come só um pedacinho). Mas queria inventar alguns bolos e cia sem açúcar, porém docinhos.

Tenho um colega que era uma formiga, mas faz uns 5 anos que ele não poe nada de açúcar na boca, só frutas... Se ele vive bem sem, por que eu não conseguiria viver sem (ou pelo menos apenas numa quantidade BEM razoável)? Foi por influencia dele que larguei o adoçante do café e hoje sou feliz!

Sei que é contraditório tirar o açúcar da alimentação enquanto se toma soy protein, faz uso de vez em quando de leites de soja industrializados, mas prefiro pensar assim: quanto mais coisas conseguimos tirar, melhor!

E aí, vocês tentam evitar o dito cujo?


Circuito de corridas Caixa - Etapa Porto Alegre



Corri com as Lightchês!

Gente, seria lindo esse circuito se não fosse o seguinte detalhe: Marcaram o percurso TODO errado...

As distancias eram de 5 e 10 km, mas o povo que ia correr 5km acabou correndo 2,6 e os que iam correr os 10, ficaram só com 8km! Desconfiei que estava passando pelas placas de km muito rápido, sendo que meu ritmo é pra lá de lento...

Bom, resumo da piada: a premiação dos 10km, pelo que eu soube, ocorreu como se nada tivesse acontecido e a premiação dos 5km não teve. Disseram que iriam reembolsar o povo, mandei email e estou esperando resposta, poxa, acordei cedo no domingo (dia mundial da soneca), fiz meu marido acordar cedo, gastei dinheiro com chocolates para manter ele feliz me esperando terminar a corrida (hahahahaha), gastei gasolina, fugi dum flanelinha... para que? correr o que eu corro todo dia até parece!

Mas, de qualquer forma, descobri que posso sim correr quase 3km sem parar, então, bora focar no treino?

Bjuuuuuus!