Passou um vendaval na cozinha

A doida da cozinha voltou!!! AAAEEEEEE negadis!

Que comece a festa iiiiiupiiiiiii!

Bom, apresento-lhes a torre de quitutes:



Na base, nos potes de vidro:
-> Catchup
-> Mostarda
-> Geleia de morango

Logo acima: maionese caseira e acima dela tofu.

Bom, não tem muito mistério.

A receita do catchup eu postei esses dias, veio daqui: http://www.toputaevoucozinhar.com.br/2012/10/quem-procura-acha-o-melhor-catchup.html
Não fiz com tomates daquele tipo italiano (que é mais ovalado, não o redondo). Acho que fica melhor com tomates italianos.

A mostarda fiz um mix de todas receitas que encontrei, mas o principio é: deixa as sementes de mostarda de molho no vinagre (fiz com vinagre de maçã, mas fica melhor talvez com um de cereal, de arroz, vinho branco...) por 2 dias. Daí bati com sal, um pouco de açúcar (umas 2 col), um pouco de alho e cebola desidratado e adicionei água para não ficar tão ácido. O negócio é ir batendo e provando. Fica forte, e o sabor melhora com o passar dos dias.

A geléia de morango fiz com morangos (dãaaa) e um pouco de açúcar magro, cortei cada morango em 4 partes e deixei cozinhando. Adoro geleia em pedaços, principalmente de morangos.

A maionese vegana foi uma tacada de mestre: cozinhei cenoura e batata, depois com um pouquinho de leite de soja caseiro bati tudo no liquidificador. Coloquei alho e cebola desidratado e uma pitada de sal negro (para dar aquele cheiro de ovo de maionese de festa de igreja), completei com sal normal e conforme batia colocava azeite de oliva, o que deixou a maionese cheirosa. Como não coloquei tanto liquido, não precisei colocar tanto óleo. Depois de beeeem batida a maionese, piquei salsinha e dei uma pulsada no liqui para dar uma quebradinha nas folhinhas. Ficou delicioso, eu AMO maionese caseira.

E o tofu, querem mesmo saber como faz? Dá trabalho, mas quando tu encontra no mercado tofu por 10 reais 300grs, você se obriga... (gasto mais ou menos 3 reais para fazer o meu, fora o trabalho kkkk). Eu já mostrei no blog como faz, deixa eu encontrar o link e atualizo aqui.

Ando apaixonada pelo sal negro, pois uma coisa que sinto falta é o sabor de ovo, sabe? Não nego não viu? Agora faço as omeletes de grão de bico quase 100% igual a uma omelete normal hehehe....

Próximo passo? Fazer leite de coco caseiro e biomassa de banana no conforto do lar.

-------------------------------------------------------------------
Sammy foi pega dando gargalhada em volta de um caldeirão... foi o que eu ouvi!


4 comentários:

Fiquem à vontade!