Vamos falar sobre Ego

Imagem nada a ver, mas amo esses meninos

Me inspirei nesse post: http://www.entreanas.com/armadilha-do-ego/

Eu sigo 3 caminhos polêmicos: Budismo, bruxaria e vegetarianismo / veganismo (não relaciono muito um com o outro diretamente, indiretamente sim e deixo para outro post essa relação). Mas vamos falar do que mais dá treta (por incrível que pareça).

O que a gente mais vê no veganismo/vegetarianismo e grupos afins são pessoas que se acham superiores por conta do seu veganismo. Porque acham que o seu modo de vida é o mais ético das galáxias e se o outro "negligencia" um aspecto, então, todo seu veganismo é inválido e a pessoa vira um comedor de criancinhas com farofa. Mesmo se a pessoa é vegana, se ela usar carro para trabalhar, é um monstro que está comendo criancinhas com molho.

Bom, somo todos diferentes, o nosso EU interior é diferente do de todos, seja por questão genética, seja pela educação recebida dos pais, seja pelo ambiente que vive ou pelas pessoas do seu convívio.... Tudo isso e mais um pouco nos molda.

E outra: quem disse que tu és superior? E Você? Nunca entrou em contradição aos seus valores, nunca errou?

Aquilo que você faz (ou diz que faz), aquilo que você acredita (ou diz que acredita), é para quem? Para você ou para se mostrar superior a alguém? Quer confete dos outros, quer pisar nos outros ou é para VOCÊ ser feliz?

De que adianta seus valores se não respeita o outro.

E tem mais: você se acha melhor no SEU ponto de vista. Já tentou sair da sua bolha?

E quantas vezes você já caiu nessa armadilha? Eu já cai muitas vezes.

O Mesmo texto que vi no blog que inspirou o post, segue abaixo:

"Se você acha que é mais “espiritual” andar de bicicleta ou usar transporte público para se locomover, tudo bem, mas se você julgar qualquer outra pessoa que dirige um carro, então você está preso em uma armadilha do ego.

 Se você acha que é mais “espiritual” não ver televisão porque mexe com o seu cérebro, tudo bem, mas se julgar aqueles que ainda assistem, então você está preso em uma armadilha do ego.

 Se você acha que é mais “espiritual” evitar saber de fofocas ou noticias da mídia , mas se encontra julgando aqueles que leem essas coisas, então você está preso em uma armadilha do ego.

 Se você acha que é mais “espiritual” fazer Yoga, se tornar vegano, comprar só comidas orgânicas, comprar cristais, praticar reiki, meditar, usar roupas “hippies”, visitar templos e ler livros sobre iluminação espiritual, mas julgar qualquer pessoa que não faça isso, então você está preso em uma armadilha do ego.

 Sempre esteja consciente ao se sentir superior. A noção de que você é superior é a maior indicação de que você está em uma armadilha egóica. O ego adora entrar pela porta de trás. Ele vai pegar uma ideia nobre, como começar yoga e, então, distorcê-la para servir o seu objetivo ao fazer você se sentir superior aos outros; você começará a menosprezar aqueles que não estão seguindo o seu “caminho espiritual certo”.

 Superioridade, julgamento e condenação. Essas são armadilhas do ego."
Mooji

Um comentário:

  1. Tudo verdade Samantha! Se não prestarmos atenção deixamos o ego tomar conta...
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Fiquem à vontade!